iFolha - O Bolinho de Bacalhau é mesmo muito gostoso

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 27 de Fevereiro de 2021
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 27/02/2021
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 11 de Janeiro, 2021 - 20:25
O Bolinho de Bacalhau é mesmo muito gostoso

O Bolinho de Bacalhau é mesmo muito gostoso. Pode ser servido como acompanhamento nas refeições e também como lanche e na hora do aperitivo / GB Imagem

 

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes: 600 gramas de batata cozida; 500 gramas de bacalhau cozido e desfiado; 1 dente de alho; ½ xícara (chá) de cebola picada; ½ xícara (chá) de salsa picada; 1 ovo; ½ colher (chá) de noz moscada ralada; 2 litros de óleo para fritar. Preparo: Amasse as batatas ainda quentes e deixe esfriar, Misture o bacalhau desfiado. Pouco a pouco, misture os demais ingredientes até conseguir uma massa homogênea. Corrija o sal, se necessário. Frite às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir. Dica: Se quiser, substitua o bacalhau por filé de merluza previamente cozido em água com sal e temperos e picado em pedacinhos; ou ainda, peito de frango cozido e desfiado, não se esquecendo de temperar bem.

 

Panqueca sempre agrada na mesa. Varie no recheio; além de carne e frango, que tal preparar Panqueca Vegetariana? / GB Imagem

 

Panqueca Vegetariana

Ingredientes – Massa: 12 colheres (sopa) de farinha de trigo integral; 3 colheres (sopa) de leite desnatado; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cenoura média sem casca e picada; 1 ovo médio; sal a gosto. Recheio: 250 gramas de abóbora sem casca e picada; salsinha picada; 2 tomates picados em cubinhos; milho verde em conserva; sal a gosto; florzinha de brócolis previamente cozidas em água e sal; folhas de espinafre cozidas, espremidas e picadas. Preparo:  Cozinhe a cenoura numa panela com água até ficar al dente. Retire do fogo e bata no liquidificador com o leite, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Reserve. Com um pouco de azeite, unte uma frigideira de 15 cm de diâmetro (untar a cada adição de massa). Aqueça e disponha uma pequena porção da massa. Espalhe por todo o fundo da frigideira e deixar no fogo até a panqueca dourar dos dois lados. Com uma espátula, retire a panqueca. Repita a operação até terminar a massa. Reserve. Leve ao fogo uma panela com a abóbora e 1 xícara (chá) de água e cozinhar até ficar macia. Escorra a água, misture a salsinha, o tomate, o milho verde, o brócolis e o espinafre. Corrija o sal. Retire do fogo e recheie as panquecas. Se quiser, sirva acompanhado de molho e queijo ralado. Dica: Para acentuar o sabor, frite cebola picadinha e refogue o milho em conserva antes de juntá-lo ao purê de abóbora.

 

Torta de Semolina

Ingredientes: 150 gramas de semolina; 1 litro de leite; 200 gramas de açúcar; 100 de castanhas de caju trituradas; 25 gramas de manteiga ou margarina; 100 gramas de passas sem sementes; 4 ovos; 2 colheres (sopa) de rum; casca ralada de um limão. Preparo: Unte com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de rosca uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro). Deixe as passas de molho no rum. Misture o açúcar com a castanha de caju triturada. Reserve. Leve o leite ao fogo com uma pitada de sal. Quando ferver, misture lentamente a semolina, mexendo sem parar com uma colher de pau. Cozinhe em fogo brando durante 15 minutos. Retire do fogo, junte a manteiga ou margarina, as castanhas com o açúcar e mexa bem. Quando estiver quase frio, adicione as gemas uma a uma, misturando bem a cada adição.  Acrescente as passas escorridas e a raspa de limão. Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal. A seguir, misture-as delicadamente ao creme de semolina. Despeje na fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido moderado durante 1 hora. Depois de pronta, a torta não deverá ficar muito alta. Sirva quente ou fria. Dica: Antes de servir, polvilhe a torta com açúcar de confeiteiro. 

 

Sopa de Acelga

Ingredientes: Meio quilo de acelga; 2 ovos; 100 gramas de queijo tipo Parmesão ralado; 20 gramas de manteiga ou margarina; 1 litro de caldo; 4 fatias de pão de fôrma; sal e pimenta do reino. Preparo: Pique fino as folhas de acelga. Cozinhe-as no caldo. Bata bem os ovos, acrescente o queijo ralado, sal, pimenta e a manteiga ou margarina amolecida e amassada com um garfo. Mexa até obter uma mistura bem cremosa. Corte ao meio as fatias de pão e torre-as ligeiramente. Despeje a mistura de ovos na panela da acelga, mexa bem e deixe por mais 1 minuto no fogo. Distribua as fatias de pão torrado em cumbucas individuais e sirva a sopa diretamente sobre o pão. Se quiser, disponha mais pão torrado e queijo tipo Parmesão à parte.

 


 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
27 de Fevereiro, 2021
Prefeito faz nova regulamentação e evita uma semana de fase vermelha - 21
27 de Fevereiro, 2021
Escola particular paralisa as atividades com 4 alunos confirmados com o vírus - 23
27 de Fevereiro, 2021
Aniversário terá entrega simbólica de obras e live com artistas locais - 26
24 de Fevereiro, 2021
Em 4.ª feira com tendência de alta de internações, Olímpia vai de 43 para 47 hospitalizados, 21 em UTI - 243
24 de Fevereiro, 2021
Prefeitura confirma que Olímpia está na fase vermelha desde segunda-feira - 966


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       


















Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites