iFolha - Redobre a atenção durante as férias

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 18 de Setembro de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17/09/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 07 de Janeiro, 2020 - 15:05
Redobre a atenção durante as férias

Foto 01: Férias na praia é revigorante, faz bem para a alma e para o corpo. No entanto, assim como você se preocupa com o protetor solar, também deve ter especial atenção quanto aos alimentos que ingere no período em que está fora de casa e de sua rotina / GB Imagem

Foto 02: A hidratação do corpo é fundamental quando está em maior exposição ao calor da praia ou da piscina. Além da água, o ideal é consumir sucos naturais que também repõe as vitaminas e minerais perdidos na transpiração / GB Imagem

 

Verão e férias, tempo de maior exposição do corpo e abandono temporário da rotina. Isto quer dizer, não tem hora para dormir e também não tem hora certa para se alimentar, sendo que na hora da refeição os alimentos de rotina são deixados de lado e substituídos por outras opções mais atrativas, o que pode significar aumento de peso e ingestão de alimentos inadequados à saúde. Obviamente, a situação acabará sendo refletida no aspecto da pele, principalmente na pele do rosto. Na mesma medida que você se preocupa com o protetor solar, também deve ser com a alimentação.

E não dá para deixar de lembrar que as mudanças fisiológicas com a chegada do verão devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Devido à diminuição do metabolismo basal (energia mínima gasta para manter funções vitais), em relação às necessidades do inverno, a quantidade calórica ingerida também deve ser reduzida. O efeito inibidor da fome pelo calor pode agir negativamente caso o indivíduo se mantenha em jejum prolongado. A melhor forma de contornar o problema é investir em alimentos de fácil digestão, como verduras, frutas, legumes e carnes magras.

Nos dias quentes também ocorre maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. Por isso, a necessidade de se hidratar, para que todo líquido perdido seja reposto. O consumo de água, chás gelados, sucos naturais e líquidos em geral ajudam a repor a água do corpo. Frutas e verduras também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração. Por isso é necessário ter a preocupação com a ingestão de líquidos e a reposição destes minerais para manter a hidratação. Também é importante se atentar aos produtos com adição de açúcar.

A água de coco é uma ótima escolha para a reposição de líquidos durante este período. Além de possuir baixo valor calórico, a água de coco proporciona uma forma rápida de hidratação ao organismo.

As frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, e também são alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação. Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite maionese caseira e molhos prontos. Dê preferência ao azeite, limão e vinagre.  

Prefira os cereais integrais que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães integrais, cereais matinais, arroz e massas integrais ao invés do tipo branco.

As carnes magras são as mais indicadas nesta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis. O ideal é incluir fartamente as carnes brancas de aves e peixes. Por outro lado, evite as carnes de aves com pele, carne de porco e carnes com gordura aparente. Quanto à forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão e são extremamente calóricas.

Ao invés das sobremesas doces, opte por sugestões mais refrescantes nestes dias quentes de verão, como, por exemplo, frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são: sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, flans, frozen, smoothies e gelatinas. E falando em gelatina, prepare em casa usando suco natural e frutas e agar-agar.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

Uma das preocupações mais frequentes no verão é o cuidado, o preparo e a conservação dos alimentos, principalmente os vegetais e as carnes. A alta temperatura facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Cuidando da alimentação diretamente você estará proporcionando bem-estar e beleza ao seu corpo. Pense nisso!


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
17 de Setembro, 2020
Após seis dias sem óbitos, Olímpia registra mais dois e chega a 50 mortes na 4.ª feira - 368
17 de Setembro, 2020
Cidade em Destaque de quinta-feira, 17, divulga em primeira mão que Thermas abre no dia 1.º de outubro e a volta dos mototáxis. - 115
17 de Setembro, 2020
Thermas confirma a reabertura do Parque Aquático em 1º de outubro - 271
16 de Setembro, 2020
Com mais 25 positivos na quarta Olímpia mantém a média de casos - 102
16 de Setembro, 2020
Secretário do Turismo cita o Thermas para ilustrar importância do turismo - 241


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites