iFolha - Promotora que denunciou dezenas de casos de improbidade foi promovida para Rio Preto

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Janeiro de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/01/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 08 de Dezembro, 2019 - 18:31
Promotora que denunciou dezenas de casos de improbidade foi promovida para Rio Preto

O editor desta Folha publicou a informação sobre a promoção da promotora em sua coluna da semana passada, enaltecendo o seu trabalho.

A Promotora de Justiça Valéria Andréa Ferreira de Lima (foto) que estava em Olím­pia desde 2013, sendo responsável pela a instauração de dezenas de inquéritos civis para apurar im­pro­bidade administrativa de políticos da co­mar­ca, foi promovida e já está atuando em São José do Rio Preto desde o mês de novembro. Para Olímpia, ainda não teria sido nomeado um substituto.

A informação é do colu­nista e editor desta Folha, José Antônio Arantes, que anunciou o fato em sua coluna publicada na semana passada neste jornal.

Arantes ressaltou o trabalho de vários anos da promotora, que conseguiu criar outra imagem do Ministério Público local, que antes de sua chegada estava marcado no imaginário popular como não tendo atuação destacada principalmente na área da chamada cidadania.

Segundo o jornalista, a­dvogado e professor de Filosofia e Sociologia, ela teve sua atuação marcada pela intransigência com que conduzia suas investigações e por suas posições frente as mazelas da política local. Foram dezenas de inquéritos e outros tantos processos ajuizados na justiça local.

“O ex-prefeito Eugênio José Zuliani que o diga, pois teve que amargar mais de uma dezena de denúncias contra a sua a­tuação no governo municipal local, inclusive com condenações ou absolvições que estão em fase de julgamento em outras instâncias”, enfatizou Aran­tes.

“Valéria foi promovida para a entrância final na carreira dentro do Ministério Público de São Paulo, que prevê três fases, a inicial (comarcas pequenas), a intermediária (comarcas médias) e a final (comar­cas grandes) e a promoção se dá pela combinação de merecimento e tempo de serviço. Depois disso só a procuradoria”, explicou.

Antes de Olímpia a promotora tinha vindo de José Bonifácio e, agora, tendo concorrido na promoção por merecimento entre três indicados, na entrância final, foi para a 16ª Procuradoria de Justiça (criminal) de São José do Rio Preto.

Valéria Andréa Ferreira de Lima ficou de abril de 2013 até final de outubro desse ano na promotoria local e neste mês de novembro já passou a atuar em São José do Rio Preto. O cargo em Olímpia, ao que se informa, ainda está vago e deverá ser preenchido no início do próximo ano.

Arantes diz que, “como cidadão que dedicou sua vida lutando contra a politicagem e a opressão ao povo olimpiense, além de reconhecer como digno, corajoso e destacado o trabalho da profissional na promotoria da comarca, deseja a ela todo o sucesso do mundo e que esta continue ser a pessoa de visão com que se destacou em Olímpia”.

A promotora, por sua vez, em resposta à coluna do jornalista olimpiense, enviou a seguinte mensagem a esta Folha, via WhatsApp:

“Gostaria de agradecer a homenagem ao trabalho que desenvolvi em Olím­pia ao longo dos últimos anos. Belíssimo texto. Não mereço tanto... Guardarei com muito carinho. É um grande estimulo para continuar lutando para a con­cretização da Justiça. Muito obrigada! Agradeça, por favor, ao colunista José An­tonio Arantes. Um a­braço a todos”.


 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
19 de Janeiro, 2020
Médico conta o drama de ter que ficar do outro lado: o do paciente - 107
19 de Janeiro, 2020
Comerciante paga R$ 51,00 sem consumir água ou gerar esgoto - 295
19 de Janeiro, 2020
Alvi-celeste perdeu para o Monte Azul na quarta-feira - 96
19 de Janeiro, 2020
Olímpia FC confirma 19 jogadores para a primeira rodada da Série-3 - 124
19 de Janeiro, 2020
Garoto de cinco anos é estuprado em Olímpia - 306


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




















Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites