iFolha - Os alimentos fazem muito mais do que matar a fome!

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 09 de Agosto de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 09/08/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 25 de Novembro, 2019 - 15:02
Os alimentos fazem muito mais do que matar a fome!

Por que comemos? A resposta parece simples: comemos porque temos fome! No entanto, a fome não passa de um gatilho que serve para nos lembrar que nosso corpo precisa de combustível, tal qual o tanque de um veículo.

E o combustível para o corpo humano precisa ser composto por vários elementos os quais são essências para manter a saúde. Vamos entender melhor como isso funciona.

A Vitamina A é recomendada para a saúde dos olhos, dentes, das células, é também indicada na fase de crescimento. Pode ser encontrada no leite e seus derivados, peixe, tomate, ovo, na carne magra e na cenoura.

Formando o Complexo B, temos a B1, B2, B3, B5, B6, B12, H é Ácido Fólico, essenciais para a pele, cabelos, olhos, bom desempenho das glândulas, nervos e crescimento. Estimulam o apetite e se concentram no leite e derivados, ovos, carnes (músculos), peixe, germe de trigo, soja, legumes, miúdos e vegetais verdes. A falta dessa vitamina provoca anemia, neurite, fadiga, entre outras doenças.

Indicada na prevenção das infecções, a Vitamina C ajuda a fortalecer os ossos, dentes, unhas, gengivas e vasos sanguíneos. As frutas cítricas armazenam grande quantidade dessa vitamina.

A ausência de Vitamina D impede o crescimento das crianças, provoca deformação óssea, hemorragia, dentes fracos e gengivites. O sol, com os raios ultravioletas, é a fonte principal, mas ela pode ser encontrada, ainda, no leite, nos ovos e nos peixes.

Para a maioria dos especialistas, na Vitamina E está a fonte da juventude, pois ela protege o organismo de anemias e contribui para a produção de hormônios sexuais. Excelente no processo de cicatrização, é encontrada na alface, nos ovos, peixes e cereais.

A Vitamina K, presente no espinafre, alface, repolho e couve-flor, é a principal responsável pela coagulação sanguínea.

Também os minerais, cálcio, cloreto de sódio e potássio, fósforo, iodo e magnésio não devem ser esquecidos. O cálcio fortalece os dentes, ossos, músculos e nervos. Poderoso aliado de quem sofre com bronquite e asma. Encontra-se no leite e derivados, na soja e vegetais verdes. Já o cloreto de sódio e o potássio servem para regular a retenção de água no organismo. São encontrados na maioria dos alimentos.

Com as mesmas propriedades do cálcio, o fósforo tem uma vantagem a mais: fornece energia. Suas fontes de armazenamento estão na lentilha, no feijão, nos cereais, na carne, no leite e derivados.

Os frutos do mar e o sal iodado contêm grande quantidade de iodo que ajuda a tireoide a produzir hormônios, impedindo a formação do bócio. O magnésio também é energizante, além de tranquilizante natural. Encontrado nos ovos, grãos integrais, frutas secas (nozes e castanhas), vegetais verdes, leite e derivados, é bom para os dentes e para a visão.

A substituição das vitaminas naturais por drágeas, líquidos ou injetáveis deve ser rigorosamente acompanhada pelo médico, porque muitas vezes o excesso, ou descuido, pode causar danos ao organismo.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
09 de Agosto, 2020
Olímpia continua na fase laranja até 23 de agosto mesmo com aumento de casos - 21
09 de Agosto, 2020
Com média superior a 37 por dia, agosto pode ultrapassar 1100 casos de covid-19 - 70
09 de Agosto, 2020
Caso de Covid-19 faz agência do BB de Olímpia ficar fechada para desinfecção - 58
09 de Agosto, 2020
Internauta conta na internet como é o sofrimento de quem contrai a Covid-19 - 149
09 de Agosto, 2020
Olímpia registrou a 11.ª morte por Covid-19 na 3.ª feira, 1.ª em agosto - 111


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites