iFolha - Entenda a artrite reumatoide

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 10 de Abril de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 08/04/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 17 de Fevereiro, 2020 - 16:34
Entenda a artrite reumatoide

Entre as doenças autoimunes está a artrite reumatoide, uma inflamação que, se não for tratada, pode tornar a pessoa incapacitada para trabalhar.

A doença que atinge várias partes do corpo de maneira generalizada pode prejudicar desde atividades simples como levantar-se da cama pela manhã ou segurar um copo de água.  

Os médicos explicam que apesar de poder atingir articulações diferentes, é importante lembrar que é uma doença sistêmica e, por isso, a inflamação acomete o corpo de maneira generalizada. Assim, além de limitação funcional, quando não controlada, a enfermidade provoca com frequência fadiga e pode ainda causar o aumento de risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou acidente vascular cerebral.

Quando se avalia as articulações do paciente, percebe-se que as das mãos e punhos são comumente acometidas, limitando atividades rotineiras, como se vestir, se alimentar ou cuidar da higiene pessoal. Quando atinge articulações das pernas, como joelhos, tornozelos ou pés, a doença pode prejudicar significativamente a locomoção. Vale destacar que, independentemente de qual parte for acometida e da diferença nos sintomas, o processo inflamatório da doença é generalizado.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e progressiva que atinge articulações, resultado de uma disfunção do sistema imunológico. Normalmente, o surgimento dos sintomas é lento: uma ou várias articulações podem ser acometidas desde o início. Geralmente, começa nas articulações das mãos e dos punhos, de forma simétrica, podendo atingir outras partes do corpo.

A doença gera dor persistente, inchaço e perda da mobilidade das articulações.

O diagnóstico é baseado na avaliação dos sintomas pelo médico. É possível ainda que o especialista solicite exames complementares como de sangue, radiografias, ultrassom ou ressonância. A análise em conjunto dos exames clínico e complementares confirmam o diagnóstico.

Vale ressaltar que somente um médico pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado, que geralmente inclui mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e até cirurgia para os casos mais graves.

Os médicos explicam ainda que não existe cura para a artrite reumatoide, mas ela pode ser controlada, acabando com a dor e limitação decorrentes da inflamação, além de impedir a ocorrência de deformidades. Quando a doença é controlada, há ainda um aumento na expectativa de vida, inclusive pela redução do risco de infarto do miocárdio e derrame cerebral.

Em relação aos medicamentos que só os médicos podem receitar, existem diferentes abordagens farmacológicas, como analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e modificadores do curso da doença.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
08 de Abril, 2020
Saúde recebe mais dois resultados negativos descartando o covid-19 - 92
07 de Abril, 2020
TV Tem dá a entender que nova flexibilização de Cunha feriu o decreto do governo estadual - 637
07 de Abril, 2020
Saúde implanta drive-thru para vacinar idosos contra a gripe - 164
07 de Abril, 2020
Geninho reclama na internet ter sido vítima de Fake News - 214
07 de Abril, 2020
População vai em massa para as ruas com nova flexibilização da quarentena - 280


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       












Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites