iFolha - Curicaca cuida de 2 filhotes em ninho em torre próxima à nova atração do Thermas

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 16 de Dezembro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15/12/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 02 de Dezembro, 2018 - 11:35
Curicaca cuida de 2 filhotes em ninho em torre próxima à nova atração do Thermas

Uma ave de porte grande e bico extenso e fino chamada Curicaca foi flagrada nos últimos dias cuidando de dois filhotes no alto de uma torre metálica por funcionários que estão trabalhando na construção da mais nova atração do Thermas dos Laranjais, o Lendário, que será inaugurado brevemente na região do antigo lago do parque aquático olimpiense.

As imagens dessa ave foram facilitadas através de um vídeo gravado com a utilização de drone pelo departamento de marketing do Thermas que estava registrando o andamento das obras do Lendário, um toboágua inédito em sua composição, com cinco pistas radicais e com pelo menos três variações em cada percurso, que está sendo construído no parque.

Trata-se de uma ave cujo nome científico é Theristicus caudatus, da família Threskiornithidae, da ordem Pelecaniformes, que está presente em grande parte do Brasil, com mais destaque na Ilha de Marajó, no Pará, e no Pantanal mato-grossense. É encontrada ainda no Panamá e em todos os países da América do Sul (até a Terra do Fogo, na Argentina).

Sua alimentação é composta por menu variado e inclui insetos, larvas, centopeias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, aranhas e outros invertebrados. Somam-se a isso anfíbios, pequenas cobras e sapos (já que esta ave não se incomoda com as toxinas liberadas por eles).

REPRODUÇÃO

O período reprodutivo vai de julho a novembro. Nidifica nas árvores mais altas, numa espécie de plataforma feita de gravetos, ou mesmo em rochas. Costuma por entre dois e três ovos, durante o verão. Os ninhos normalmente formam colônias numerosas, em campos secos, alagados ou pastagens.

Ave que gosta de planar nas alturas, a curicaca (conhecida também como curicaca-comum, curicaca-branca e curicaca-de-pescoço-branco), tem outra característica marcante: é chamada de despertador do Pantanal, pelo grito forte que emite e que lhe dá nome (por ser semelhante ao som de seu canto).

De hábitos bem distintos, vive em pequenos bandos de oito a dez aves ou sozinha, costuma buscar alimento em campos de gramíneas ou em alagados, mas raramente dentro d’água. Para isso, tem no bico longo e curvo seu mais importante aliado, já que consegue extrair larvas e outros insetos da terra fofa.

Além deste detalhe físico, ela se distingue pela coloração clara e asas largas, com dorso cinzento e brilho esverdeado. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas, atingindo 69 cm de comprimento e cerca de 143 centímetros de envergadura. Quando chega a noite, empoleira-se em árvore para dormir. Costuma gritar nesta hora e ao clarear o dia.

Também costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos. Os ninhos formam colônias numerosas durante o período de reprodução. Habita campos secos, alagados e pastagens.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
15 de Dezembro, 2018
Thermas inaugura nas próximas semanas seu toboágua gigante que homenageia o Folclore - 286
12 de Dezembro, 2018
Polícia faz busca e apreensão em Escritório de advocacia de Olímpia - 309
12 de Dezembro, 2018
Assaltantes levaram mais de 20 baterias da Auto Elétrica do “Dirceu” - 100
12 de Dezembro, 2018
Ex- vereador é roubado por motociclista quando esta sentado na Praça da Cizoto - 180
12 de Dezembro, 2018
Empresário é roubado e leva tiro centro da cidade - 135


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       




























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites