iFolha - Artesanato de massa de sal

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 02 de Abril de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 01/04/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 17 de Fevereiro, 2020 - 17:23
Artesanato de massa de sal

Artesanato de massa de sal

Ingredientes da massa de sal: 2 copos de farinha; 1 copo de sal; 1 copo de água. Modo de fazer: Coloque a farinha de trigo e o sal em um recipiente e misture com uma colher de pau, vá acrescentando a água aos poucos, até formar uma massa compacta e homogênea. Se a massa ficar muito pegajosa acrescente um pouco de farinha de trigo. Se ficar seca demais, acrescente um pouco de água. Trabalhe a massa com as mãos sobre uma superfície plana e bem limpa. Para evitar que grude, polvilhe previamente a superfície com um pouco de farinha de trigo. Uma vez terminada as figuras, coloque-as em uma bandeja e leve ao forno baixo por aproximadamente 1 hora (até dourar). (em forno elétrico: 150°C de 30 a 45 minutos). Você não precisa de tintas especiais para colorir as figuras. Você poderá  também enverniza-las diretamente ou depois de pintadas. A massa de sal também pode ser colorida com anilina comestível no momento em que estiver sendo preparada. Uma ideia para brincar com crianças pequenas: com a massa de sal fazer-se um quadro com a impressão da mão ou do pé de cada criança. Para isso você precisará de uma forma redonda e um pouco de paciência. Ponha a massa preparada na forma redonda previamente forrada com papel impermeável (para forno) e comprima-a até ficar plana. Então "carimbe" a mão da criança sobre essa massa. Com a ajuda de uma caneta com ponta, faça um buraco que servirá para pendurar esse quadro na parede. Depois disso, leve essa forma ao forno (150°C, de 30 a 45min). E depois deixe esfriar. Quando esfriar, pinte-a com tinta aquarela à base de água e para ficar mais bonita passe uma camada de verniz incolor.

 

Cuidando das joias

- Evite usar joias ou relógios quando estiver fazendo trabalhos manuais. Qualquer tipo de atrito pode marcar o metal ou lascar e soltar as pedras.

- Quando for lavar as mãos, tire os anéis antes. O sabão pode ficar nos cantos das peças, prejudicando o brilho do metal e das pedras.

- Não guarde joias umas sobre as outras. Pérolas, pedras e metais preciosos têm diferentes graus de dureza e podem ser arranhados. O ideal é embrulhá-las em papel de seda, veludo ou camurça.

 

Frango frito dourado e sequinho

Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

 

Dica importante

Para as receitas que pedem creme de leite batido, primeiro bata o creme, depois meça a quantidade. Assim você terá a quantia certa que a receita pede.

 

Realce seus bordados

Para que seus bordados realcem mais, passe primeiro pelo lado direito "umedecido", e depois pelo avesso, com o ferro quente.

 

Para preparar um bom pudim

Ao colocar a fôrma sobre a assadeira com água, tome cuidado para que a água não transborde e acabe molhando o pudim. O ideal é usar uma fôrma com tampa. A fôrma de pudim deve ser caramelada.

 

Para evitar manchinhas brancas em bolos de chocolate

Salpique a assadeira untada com chocolate em pó em vez de farinha de trigo, antes de colocar a massa para assar.

 

Para tirar queimado do fundo da panela

Leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
01 de Abril, 2020
Juíza nega liminar para incluir hotel de Olímpia como atividade essencial durante a pandemia - 223
01 de Abril, 2020
Jovem de 27 anos é nova suspeita de ter contraído o novo coronavírus em Olímpia - 163
31 de Março, 2020
Olímpia passa três dias seguidos sem novos suspeitos do novo coronavírus - 117
31 de Março, 2020
Terceiro lote de vacinas da gripe esgotam no meio da tarde de terça - 426
31 de Março, 2020
Prefeito explica medidas envolvendo servidores, anuncia doação do próprio salário e compra de testes para coronavírus - 131


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       














Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites