iFolha - A politicagem orquestrada que beneficia sempre os mesmos

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 19 de Setembro de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/09/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 12 de Janeiro, 2020 - 20:53
A politicagem orquestrada que beneficia sempre os mesmos

“Se tudo o que enxergamos vem dos sentidos; se tudo o que sentimos vira imagem mais ação em nosso cérebro; enfim, se os sentidos são falhos e tudo o que pensamos é fruto da imaginação, será que a própria vida não é um ‘Fake News’?”

                                                               Mestre Baba Zen Aranes.

UMA SEMANA ...

... que parecia se configurar como mais um calmo período de início de ano, acabou se transformando em um amontoado de fatos que, no todo, podem provocar uma mudança drástica na que também estava se consolidando como uma eleição morna, sem muitas controvérsias politiqueiras.


A PRIMEIRA BOMBA ...

... da semana foi resultado do que dizem ter sido um verdadeiro quebra-pau entre o prefeito e seu secretário de Turismo, o médico Selim Jamil Murad, que teria resultado na exoneração do dito cujo.

A SEGUNDA, ...

... que na quinta-feira circulou muito lentamente, dava conta de que o vereador Gustavo Pimenta teria entrado com um pedido de cassação contra seu desafeto na Câmara, o presidente da mesa, Antônio Delomo­darme, o Niquinha.

NESTE CASO, ...

... a implicação se dá muito mais pelos acordos que possam ser feitos nos bastidores e pela repercussão negativa (se não for trabalhada em termos de marketing), do que propriamente pelo ato em si, já que, na Câmara, o processo é político e não jurídico. Ou seja, não depende de se ter cometido algum crime, mas sim de quantos vereadores são contra ou a favor.

É QUE COMO ...

... causas para a cassação está a tal da falta de decoro, totalmente subjetiva e onde pode ser enquadrado qualquer tipo de comportamento que possa ser considerado, por exemplo, imoral e não ilegal.

SEGUNDO O ...

... Regimento Interno do Legislativo, a cassação do mandato de vereador depende do voto da maioria absoluta dos vereadores, ou seja, no caso de Olím­pia, de cinco votos mais um (mas assim que se recebe a denúncia, votada também por maioria absoluta, ocorre o afastamento do vereador acusado e seu suplente é convocado).

ENTÃO, CARO ...

... leitor, para que a denúncia prospere, é necessário que tenha seis votos já no recebimento e, ao depois de um processo extenso, mais seis votos para a sua confirmação.

ATUALMENTE, ...

... como desafetos diretos, Niquinha teria os vereadores Flávio Olmos (DEM), Gustavo Pimenta (PSDB) e Luiz Antônio Moreira Salata (PP), já que Luiz do Ovo (DEM), embora pertença ao mesmo grupo, nos bastidores não se acredita que venha a votar numa cassação de Niquinha.

MAS, A CONSEQUÊNCIA ...

... negativa para Niquinha, claro, além da repercussão que pode ser negativa, já que é um anunciado pré-candidato a prefeito, está no fato de que a maioria dos vereadores do outro lado, pertencem a bancada do prefeito que é candidato à reeleição.

MAS, MESMO ...

... entre os vereadores situacionistas, tem os dois que foram incluídos ao custo do caos na Saúde, Fernandinho e Lisse (ambos do PSD), já que o relacionamento de Niquinha principalmente com Lisse não foi muito amistoso, chegando até ameaçar tirar a cinta para acalmar o vereador ex delegado.

O QUE SE ...

... acredita, dentro deste contexto, é que, se precisar fazer acordo com o prefeito para garantir que não seja cassado, ou mesmo afastado com o recebimento da denúncia, este fatalmente passará pela sua promessa de não sair candidato contra o prefeito. E aí, mais uma candidatura estaria sepultada.

ALIÁS, ...

... este parece ter sido o esquema do atual prefeito para garantir a sua reeleição: destruir qualquer possibilidade de oposição. Já se fala até que estaria trabalhando para a inviabilização da candidatura de Flávio Olmos que também já se declarou pré-candidato, mesmo que tenha que sair do partido em que está (DEM).

OS OUTROS ...

... pré-candidatos, que sairiam de uma composição entre DEM e PSDB, podem passar também pela não concretização, pois é sabido que quem pediu para o atual prefeito se candidatar na eleição passada em Olímpia, foi o cacique do DEM, Rodrigo Garcia. E embora seja sabido que o cacique olimpiense, ex-prefeito e atual deputado Geninho, não seja muito chegado a Cunha, este poderia atender pedido de seu líder, o atual vice-governador.

DENTRO DESTA ...

... perspectiva, Fernando poderia até optar pelo confronto direto apenas com o PT que já lançou as pré-candidaturas do jornalista e advogado Willian Zanolli para prefeito e do médico Guilherme Kiill para vice, a única que não depende de fatores externos e aleatório para se concretizar.

MAS AÍ ENTRA ...

... também o efeito da bomba maior da semana: a exoneração do secretário do Turismo Selim Jamil Murad.

ACONTECE ...

... que o médico nunca escondeu de seus amigos que tem vontade de se candidatar ao cargo maior do município. E após o incidente do início da semana, as apostas começaram a existir sobre a possibilidade deste se candidatar.

E AÍ ENTRARIA ...

... a própria mágoa pelo entrevero, mesmo o médico sendo considerado uma pessoa pacífica e cordial.

É QUE, POR ...

... questões óbvias, ninguém acredita que a verdade sobre os fatos seja noticiada, os comentários dão conta de que uma discussão muito ríspida entre o prefeito e seu ex-secretário teria sido o motivo da exoneração.

SELIM, QUE ...

... ao que se comenta, teria o compromisso de se desincompatibilizar (deixar o cargo) em março para se candidatar novamente à vereança com o compromisso de voltar a assumir o cargo numa possível reeleição de Fernando, acabou apressando sua saída do atual governo e aí se inserindo a possibilidade, pelo quadro atual, de tentar viabilizar uma candidatura ao trono da Casa Grande olimpiense.

MAS, SOBRE ...

... o entrevero, o que se comenta nos bastidores é que o prefeito às vezes costuma perder a linha e elevar o tom da voz e atingir drasticamente seus assessores. Outros secretários e até diretores do Daemo teriam deixado seus cargos por esta razão.

NO CASO DE SELIM ...

... a discussão ríspida ocorrida no início desta semana não teria sido a primeira. Comenta-se que em outra ocasião o médico teria deixado o prefeito falando sozinho numa reunião com o secretariado.

DESTA VEZ ...

... a coisa teria sido mais grave e, fala-se, que o prefeito não teria aceito o fato de o secretário estar aparecendo mais do que ele na mídia, em razão do trabalho que vinha realizando na pasta que dirigia. Mas tem quem garanta que o tema teria sido a decoração de Natal que teria deixado a desejar.

PICUINHAS À ...

... parte, o fato é que o destempero do prefeito pode ter provocado uma alteração em seus planos, se Selim, cujo partido é o PTB, resolver sair candidato a prefeito. E, aí, além do apoio da família, cujo patriarca é o mito Benito Benatti de quem é genro, poderia ter o apoio direto ou indireto do deputado Geninho Zuliani que não tem Cunha no seu rol de pessoas benquistas.

JÁ SE FALA ...

... até que Geninho já estaria conversando com o médico para articular uma aliança entre ele e seu partido DEM, e até possivelmente o PSDB, saindo destas duas ultimas agremiações o candidato a vice: André Gizoldi, Marcio Iquegami, Otávio Lamana Sarti e Gustavo Pimenta.

José Salamargo – apenas vaticinando: quem viver e sobreviver ao futuro que pode ser tenebroso (devido ao avanço tecnológico que se prevê irá acabar com os empregos), certamente verá a Olímpia que já foi menina-moça, hoje é folclórica e turística, continuar ou não a ser governada por coronéis e ditadores.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
18 de Setembro, 2020
Prefeito publica decreto determinando a suspensão de aulas presenciais na rede pública até o fim do ano e regulamenta a volta do mototáxi foram os temas do Cidade em Destaque de sexta-feira, 18. - 116
17 de Setembro, 2020
Após seis dias sem óbitos, Olímpia registra mais dois e chega a 50 mortes na 4.ª feira - 564
17 de Setembro, 2020
Cidade em Destaque de quinta-feira, 17, divulga em primeira mão que Thermas abre no dia 1.º de outubro e a volta dos mototáxis. - 140
17 de Setembro, 2020
Thermas confirma a reabertura do Parque Aquático em 1º de outubro - 320
16 de Setembro, 2020
Com mais 25 positivos na quarta Olímpia mantém a média de casos - 113


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites