iFolha - Tempo quente traz as doenças de Verão

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 12 de Agosto de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 11/08/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 19 de Novembro, 2019 - 09:28
Tempo quente traz as doenças de Verão

As temperaturas estão subindo a cada dia e com elas chegam também às doenças do verão. Parece uma bobagem porque quase não percebemos que elas existem, normalmente pensamos que basta não nos esquecermos do protetor solar que tudo está resolvido. No entanto, o dia a dia mostra que não é bem assim.

Segundo os especialistas, com a elevação da temperatura, o corpo humano aumenta a produção do suor e isto faz com que haja maior perda de líquidos corporais, podendo levar a desidratação. Isso mesmo, desidratação, uma doença que aparece devido a não reposição correta de líquidos. Coisa comum e imperceptível principalmente quando pensamos na correria e no estresse do dia a dia. Difícil lembrar que tem de beber água com frequência.

A excessiva exposição ao sol também pode causar desidratação e queimaduras de pele. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a desidratação é uma condição grave que leva à morte milhares de crianças por ano. A maior parte dessas crianças tem desidratação causada por diarreia. Estima-se que no Brasil cerca de 50 mil crianças morrem por ano vítimas de diarreia.  

O calor também provoca maior risco de contaminação de alimentos, que se deterioram pela proliferação de micro-organismos. Esses alimentos ingeridos podem causar vômito e diarreia, que também contribuem para a desidratação.

Para viver bem o calor é preciso antes de tudo beber bastante líquido. É normal se esquecer de beber água durante o dia, mas, no verão, isso pode ter graves consequências. É essencial se manter hidratado durante esta época do ano, portanto, beba bastante água, sucos, isotônicos e tudo que auxilie na hidratação do corpo.
Preste atenção ao armazenamento dos alimentos. A intoxicação é uma das causas mais comuns de doenças. Cuidado redobrado deve ser tomado na praia. Cuidado com a ingestão de alimentos que ficaram muito tempo expostos a alta temperatura.

A higienização das mãos antes da manipulação de alimentos é de extrema importância. Lave-as bem e com frequência. O hábito de colocar a mão na boca costuma ser uma das causas de contaminação da maioria das doenças.
Evite exposição prolongada ao sol e, caso seja necessário se expor, utilize filtro solar para evitar queimaduras, que tornam a pele mais sensível e com maior risco de desenvolver infecções, alergias e micoses. Além disso, evite os horários de pico de sol, entre 10h00 e 16h00.
Neste período do ano, em que as altas temperaturas prevalecem, é recomendado usar roupas de tecidos naturais e de cores claras, pois os tecidos naturais permitem maior ventilação da pele e as cores claras refletem os raios tanto de luz quanto de calor, impedindo mais transpiração e, por consequência, a desidratação.

Tomando tais precauções, você poderá usufruir esta época do ano sem sustos.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
11 de Agosto, 2020
Olímpia chega a 1003 casos de Covid-19 com 31 confirmados na terça-feira, 11 - 245
11 de Agosto, 2020
Cidade em Destaque de terça-feira, 11, tentou entender a gravidade da situação com mais um recorde de casos e mais de 15 pacientes internados em UTIs de Olímpia, Barretos e Rio Preto. - 106
11 de Agosto, 2020
Cidade em Destaque de segunda-feira, 10, comentou o fim de semana mortal com quatro mortes por Covid e o caso da Alessandra - 50
11 de Agosto, 2020
O início do Fefol e as últimas informações sobre a Covid-19 foram os temas do Cidade em Destaque de sexta-feira, 07 - 66
11 de Agosto, 2020
Com mais um recorde às segundas-feiras, Olímpia registra 82 positivados e vai a 972 casos de Covid-19 - 108


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites