iFolha - O que é alergia?

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 12 de Julho de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/07/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 28 de Outubro, 2019 - 14:50
O que é alergia?

Alergia é uma palavra que tem servido para descrever vários sintomas que vão desde uma simples coceira até um fechamento da glote.

Especialistas definem alergia como sendo uma resposta exagerada do nosso corpo a algum tipo de substância estranha. No entanto, nem toda reação alérgica tem a mesma origem ou causa os mesmos sintomas. Algumas reações alérgicas são notadas de imediato, enquanto que outras podem levar de 24 a 72 horas para se manifestarem.

A reação alérgica imediata, chamada de alergia tipo 1, é quando uma substância que pode causar alergia entra em contato com a pele, ou entra em contato com o organismo através de inalação ou ingestão, liga-se a anticorpos que desencadeiam uma série de reações e libera histamina, a principal responsável pela coceira, vermelhidão e inchaço que surge na pele de pessoas alérgicas, sintomas esses que aparecem em poucos minutos ou horas após o contato. É bom lembrar que não somente a pele é afetada pelas reações alérgicas; além das dermatites e urticárias, sintomas respiratórios, como rinite ou asma, e gastrointestinais, tais como vômito, diarreia e dor abdominal, também fazem parte desse quadro.

Uma alergia bem popular é a alergia a certos alimentos, principalmente entre crianças e jovens. Em condições normais, as paredes do intestino impedem absorção da maioria das substâncias estranhas, contudo algumas dessas substâncias acabam sendo absorvidas e estimulam a produção dos anticorpos responsáveis pelas reações alérgicas. A maioria das crianças produz pequenas quantidades de anticorpos contra diferentes tipos de alimentos durante o primeiro ano de vida, os quais desaparecem com o tempo, explicando melhor conforme as crianças se desenvolvem as alergias a certos alimentos desaparecem. Entretanto, tais anticorpos também podem passar a serem produzidos em maiores quantidades conforme o crescimento das crianças e daí a alergia persistirá talvez até o final da vida adulta.

Na lista dos alimentos que mais causam alergia está à proteína do leite, do ovo, do amendoim, da soja, peixes, frutos do mar e nozes.

Para entender melhor a alergia ao leite, vale explicar que o leite de vaca contém uma série de proteínas alergênicas, como a caseína, a lactoalbumina e a lactoglobulina. Se a criança desenvolve alergia a qualquer uma dessas proteínas, geralmente apresenta diarreia, constipação ou, em outros processos alérgicos, pode apresentar eczemas e asma.

Alguns alimentos considerados como parte da dieta atual, tais como papaia, kiwi, gergelim, mostarda e canola também são intolerados por determinadas pessoas.

Lesões na pele caracterizadas como alergia podem surgir após picadas de mosquitos. Tais lesões são chamadas de estrófulo e ocorrem principalmente em crianças. Quando o mosquito pica a pele para sugar o sangue, injeta substâncias que podem ou não iniciar uma alergia com sintomas de coceira intensa, vermelhidão e aparecimento de lesões que se rompem formando pequenas crostas. Essas lesões podem evoluir e necessitar de antibióticos para o tratamento, sendo o atendimento médico imprescindível.

Lembre-se, nunca recorra à automedicação.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
10 de Julho, 2020
Olímpia continua na fase Laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização - 238
09 de Julho, 2020
Santa Casa registra a sua sétima morte por Covid-19 na 5.ª feira - 1185
09 de Julho, 2020
Garota de sete anos e adolescente de 16 estão entre os casos confirmados de covid-19 da quinta-feira, 09 - 578
08 de Julho, 2020
Santa Casa registra a segunda morte no mesmo dia causada pela covid-19 - 687
08 de Julho, 2020
Morre o quarto paciente de Olímpia por covid-19 e mais 11 casos são confirmados na 4.ª feira, 08 - 523


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites