iFolha - TEM CAMPUS EM OLÍMPIA! Polícia Federal prende donos da Universidade Brasil e mais 20 pessoas por fraude no Fies. Cidade em Destaque de terça-feira, 03.09.19.
Olimpia, 08 de Dezembro de 2019 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 02/12/2019
Olimpia, 11 de Setembro, 2019 - 20:04 TEM CAMPUS EM OLÍMPIA! Polícia Federal prende donos da Universidade Brasil e mais 20 pessoas por fraude no Fies. Cidade em Destaque de terça-feira, 03.09.19.
O tema de destaque do programa na terça-feira foi o escândalo levantado pela Polícia Federal da região que culminou com a prisão do dono da Universidade Brasil, José Fernando Pinto Costa, de 63 anos, e o filho dele, presos na terça-feira (3), usavam o dinheiro desviado da venda de vagas em faculdade de Fernandópolis e financiamento pelo Fies para comprar imóveis, helicópteros, jatinhos, aviões e dezenas de veículos de luxo, de acordo com o delegado da Polícia Federal Cristiano Pádua.
Segundo investigações da PF, pai e filho são suspeitos de participar de um esquema de fraude na concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também na comercialização de vagas e transferências de alunos do exterior, principalmente Paraguai e Bolívia, para o curso de medicina em Fernandópolis (SP).
Bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e fraudes relacionadas a cursos de complementação do exame Revalida também estão sob investigação da PF.
O empresário e engenheiro José Fernando Pinto da Costa, que também é o reitor da instituição, foi preso em São Paulo. O filho dele foi preso no aeroporto de Guarulhos (SP). Eles são apontados pela PF como chefes do esquema.
A Universidade Brasil tem campus em Olímpia junto com a Uniesp e esta está sendo acusada por ex-alunos de não ter cumprido acordo e ainda ter recebido do Fies muito mais do que o valor que cobravam as principais faculdades da região pelos respectivos cursos.
No setor policial, os destaques foram: Professor do Objetivo Olímpia morre em capotamento na Natal Breda; Aluno é encontrado com revólver em escola de Altair; Três são flagrados furtando câmeras de monitoramento na Constitucionalista; Casal preso depois de utilizar Uber para transportar droga; E desempregado preso após furtar três barras de chocolate.