iFolha - Vivendo a melhor idade

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 12 de Julho de 2020
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/07/2020
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Cidade em Destaque
Radio iFolha
TViFOLHA


Olimpia, 30 de Julho, 2019 - 13:59
Vivendo a melhor idade

O envelhecimento é inevitável e começa assim que o ser humano para de crescer, ou seja, no final da adolescência quando os processos normais de reparação do organismo assumem um ritmo mais lento.

Este processo é lento e o ser humano não percebe quando, de repente, não consegue mais fazer algo que era tão simples e fácil.

Felizmente, o homem descobriu que a velhice não é doença, tristeza e inatividade e pode ser uma fase feliz, de saúde e alegria. O primeiro passo é entender que a velhice é algo natural e aceitar as novas fases da vida.

Informação é tudo; sabendo como será, é possível mudar os hábitos de forma planejada e fazer projetos para o futuro. O ideal é pensar na velhice logo aos 40 anos de idade e providenciar para não passar por apertos financeiros na fase em que não será mais possível trabalhar como antes. Contribuir para a Previdência é uma das opções sem contar que existem vários tipos de previdência privada. Quem deseja chegar bem aos 80, deve mudar seus hábitos aos 20, 30 ou 40 cuidando da alimentação, abandonando o cigarro e o álcool e se mexendo muito.

E chegando na Melhor Idade invista em você mesmo cultivando a autoestima. Mude a sua rotina, começando ao acordar, não se levante imediatamente ou rapidamente. Sente-se, espreguice e respire fundo, depois inicie seu dia com um bom banho.

Tome o café da manhã lembrando que essa é a refeição mais importante do dia. Frutas, sucos, queijo e pães, leite e café, com moderação devem fazer parte do cardápio. Beba pelo menos um litro de água até o final da tarde.

Atualize-se, leia o jornal ou ouça as notícias no rádio ou na televisão.

Vista uma roupa leve, calce um tênis e convide alguém para fazer uma atividade física em conjunto. Ao menor sinal de cansaço ou desconforto, pare. Fuja do sol entre às dez da manhã e às quatro da tarde.

Na volta do exercício físico, tome um banho caprichado, faça uma rigorosa higiene da boca, use fio dental, escove a língua, o céu da boca ou a prótese. Vista-se com capricho.

Ocupe seu tempo, seja produtivo e necessário a alguém. Isso encurta o dia e dá sentido à vida.

Faça visitas, telefone para os parentes e amigos. Escreva aos que estão longe. Adote um passatempo. Atualize-se. Aproveite as facilidades da tecnologia e invista num celular.

O almoço deve ser leve, rico em fibras, legumes e verduras. Dê preferência às carnes magras. Se você mora só, não simplifique as refeições, pois pode acabar mal nutrido. Tente receitas novas, novos restaurantes.

No meio da manhã e da tarde, faça um lanche: uma fruta, um iogurte ou uma gelatina. O jantar deve ser leve, mas nutritivo.

Encerre o dia com a leitura de um bom livro, um bom filme ou seu programa de televisão favorito.

Não fique sentado por longos períodos. Levante-se de vez em quando. Enquanto estiver sentado, descanse as pernas em um banquinho.

Não vá para a cama se não estiver com sono e evite deitar-se muito cedo. Se você tem dificuldade para dormir, gaste o máximo de energia durante o dia em longas caminhadas.

Tenha um grupo de amigos, frequente os grupos de Terceira Idade, dance, brinque e namore bastante. Se tiver o seu par, o mesmo de 40 ou 50 anos atrás, reviva os tempos de namoro e beije muito. A paz espiritual também deve ser cultivada e alimentada, busque a Deus.Viva sempre um dia de cada vez e viva plenamente.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
10 de Julho, 2020
Olímpia continua na fase Laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização - 238
09 de Julho, 2020
Santa Casa registra a sua sétima morte por Covid-19 na 5.ª feira - 1185
09 de Julho, 2020
Garota de sete anos e adolescente de 16 estão entre os casos confirmados de covid-19 da quinta-feira, 09 - 578
08 de Julho, 2020
Santa Casa registra a segunda morte no mesmo dia causada pela covid-19 - 687
08 de Julho, 2020
Morre o quarto paciente de Olímpia por covid-19 e mais 11 casos são confirmados na 4.ª feira, 08 - 523


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       








Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites