iFolha - Jornalista faz palestra sobre Fake News e propõe o combate ao preconceito e a reflexão como solução

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Julho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/07/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 24 de Junho, 2018 - 20:42
Jornalista faz palestra sobre Fake News e propõe o combate ao preconceito e a reflexão como solução

O jornalista e professor de filosofia e sociologia, Jo­sé Antônio Arantes, editor da Folha da Região de Olímpia e da Rádio Cidade, proferiu palestra na ma­nhã do dia 19 de junho de 2018, para os alunos da nona série do ensino fundamental e das três séries do ensino médio da Es­cola Estadual Comenda­dor Francisco Bernardes Ferreira, no distrito de Ribeiro dos Santos, em O­lím­pia, SP, sobre a influência das redes sociais e os chamados Fake News e propôs o combate ao preconceito e o estímulo à reflexão crítica como solução para que as pessoas possam conviver bem nestes novos tempos de mudanças tecnológicas.

Embora o tema proposto tivesse sido as questões relacionadas à tecnologia, principalmente a internet, onde habitam as redes sociais, Arantes falou também da importância do estudo na vida das pessoas e desses alunos que estão i­niciando suas vidas. Os estudos, que pedem disposição por longos anos de vi­da, ou seja, sempre, são im­portantes para a pessoa adquirir a estabilidade positiva na vida.

Arantes citou como e­xem­plo o caso da agricultura, antes de fácil acesso a qualquer pessoa mesmo que não tivesse muita informação ou uma formação específica, que atualmente está se mecanizando e informatizando, situações que fecham o mercado de trabalho para as pes­soas sem uma formação específica.

“A coisa está ficando tão evoluída que já tem robô que substitui uma empregada doméstica. É muito grave a situação”, explicou aos alunos. “Os novos postos de trabalho que surgirem vão depender dos estudos de vo­cês”, reforçou.

Falando da questão do Fake News e do Whats­App, atualmente muito utilizados inclusive para que a pessoa mantenha seus contatos com familiares, principalmente os mais distantes, quando fogem dessa esfera acabam, muitas vezes, não apresentando o que pode ser definido como uma verdade absoluta.

Nesse caso, mesmo que não seja uma invenção, com a finalidade de denegrir a imagem de pessoas, a mensagem representa apenas a opinião do próprio autor. Quando isso ocorre, segundo o jornalista, é importante avaliar que o veneno de uma cobra somente fará efeito às pessoas, se a serpente picar a pessoa que se tentou atingir.

No entanto, assevera que mesmo aquelas mensagens que chegam de familiares, como os pais ou mães, também não podem ser classificadas co­mo verdades absolutas, embora carregadas de moral e ética que vêm da própria formação familiar.

A palestra também teve como objeto as mensagens que muitas vezes criticam a beleza de uma pessoa, estas prevalecendo mais no meio dos próprios adolescentes, porque na verdade estão se transformando mesmo é em um mero preconceito, fazendo com que na inter­net acabe por prevalecer apenas o ódio, sendo trans­mitidas por um grupo de amigos para atingir uma pessoa ou várias, que estejam em outro grupo diferente.

José Antônio Arantes falou ainda da evolução da tecnologia nos últimos anos, citando como exemplo um modelo de telefone celular que é lançado em um determinado mês e muitas vezes, dois meses depois, surge outro modelo com maior capacidade.

A palestra proferida por Arantes pode ser visuali­zada em seu canal no You­tube. É só entrar no Youtu­be e no local de busca, escrever José Arantes. Aí é só clicar em cima da foto em que aparece abraçado a sua netinha Nicole. Também é possível ir direto ao vídeo da palestra que está no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=jWHRHl8C1UI&t=2080s


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
18 de Julho, 2018
Manifestantes queimam 15 ônibus, 9 veículos e até banheiros químicos - 2207
18 de Julho, 2018
Olimpiense de apenas 21 anos morre em batida de moto em árvore - 1069
18 de Julho, 2018
PM revida rojão disparado por manifestantes com gás lacrimogêneo no Jardim Santa Ifigênia - 745
18 de Julho, 2018
Irmão de “Beiço” diz que eletricista morreu por um motivo “besta” - 793
16 de Julho, 2018
PM de São Paulo mata olimpiense com um tiro no abdome em bar na Av. Aurora Forti Neves - 1115


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites