iFolha - Mais de 500 episódios de “Chaves” e “Chapolin” serão exibidos na TV paga

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 16 de Outubro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15/10/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 28 de Maio, 2018 - 18:38
Mais de 500 episódios de “Chaves” e “Chapolin” serão exibidos na TV paga

Há mais de 40 anos, “Chaves” é sucesso em todo o mundo e agora os fãs brasileiros têm mais um motivo para comemorar, com exibição de centenas de episódios, muitos deles inéditos, agora no Multishow / Arquivo GB Imagem



Roberto Gómez Bolaños foi um gênio da comédia mexicana que conquistou o mundo. Seu personagem mais conhecido é o órfão Chaves, astro do programa homônimo que é exibido com grande sucesso há mais de 30 anos pelo SBT e desde a última semana, também no Multishow / Arquivo GB Imagem

 

 

Para a alegria dos fãs, desde a última segunda-feira, o Multishow está exibindo episódios de “Chaves” e “Chapolin”, muitos deles inéditos na TV brasileira. O canal pago adquiriu os direitos de exibição para a TV por assinatura e Video On Demand dos seriados produzidos nos anos 70 pela rede mexicana Televisa. O pacote contempla mais de 500 episódios, sendo que mais de 100 são versões inéditas por aqui. Os episódios estão sendo exibidos em ordem cronológica e o assinante poderá optar também pelo áudio original em espanhol. “Chaves” e “Chapolin” são exibidos diariamente a partir das 23 horas e disponíveis no Multishow Play, logo após a exibição na TV. “O Multishow possui um pilar de humor muito forte e democrático e ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ sempre apareceram em nossas pesquisas de conteúdo como referenciais, além de fazerem parte de nosso consciente coletivo. A franquia possui mais de 40 anos e é um case de sucesso, a força de sua marca é inquestionável. O humor lúdico e atemporal dos seriados chegou ao Multishow como mais uma opção de entretenimento para as famílias brasileiras, somando ainda mais diversão ao nosso portfólio de produtos”, declara Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo digital do Multishow.

Nada melhor do que a presença de um icônico personagem para coroar esse lançamento. O ator mexicano Édgar Vivar, que interpreta o Seu Barriga, veio ao Brasil especialmente para a estreia. “Eu amo o Brasil, é a minha segunda casa! E é ainda melhor poder voltar ao país com um motivo tão especial. Estamos nos divertindo muito, está sendo uma grande festa! São muitas gerações nos acompanhando ao longo desses anos, de bisavós às crianças de hoje. É sempre uma sensação única poder falar sobre novidades que envolvem os seriados. Não sei o segredo do sucesso, mas o que posso dizer é que fizemos tudo com muito esforço, muito trabalho e, principalmente, com muito amor. Nos divertíamos muito em cena, foi uma época inesquecível. E até hoje me emociono muito quando vejo meus amigos, que mesmo não estando mais entre nós, permanecem tão vivos dentro das casas das pessoas todos os dias. Só posso agradecer diariamente por tanto amor”, revela o eterno Seu Barriga.

Dentre os mais de 500 episódios, que fazem parte do atual pacote completo de “Chaves” e “Chapolin” adquiridos pelo Multishow, cerca de mais de 100 são versões nunca exibidas na TV brasileira. Por estarem com o áudio original em espanhol, estes episódios estão passando por um processo de dublagem. Respeitando ao máximo a originalidade dos seriados, todos os dubladores originais ainda em atuação voltam para o projeto no Multishow. Carlos Seidl é a voz de Seu Madruga (Ramón Valdés), Nelson Machado volta a ser a voz oficial de Quico (Carlos Villagrán) e Sandra Mara e Cecília Lemes dão voz à Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves). Além disso, Daniel Muller dará voz aos personagens de Roberto Bolaños, como Chaves e Chapolin; Gustavo Berriel faz Seu Barriga (Édgar Vivar), Alexandre Marconato é Godinez (Horácio Gómez), Isaura Gomes é Dona Clotilde e Mauro Ramos assume a voz do Professor Girafales.

Tatiana Costa fala sobre a seleção de dubladores para os mais de 100 episódios que precisaram passar por este processo: “Estamos respeitando a história do produto e exercendo um trabalho de qualidade, oferecendo o tratamento especial que os seriados merecem. Sabemos a importância da trajetória e o peso para os fãs ao mantermos as vozes oficiais, elas são icônicas e dão vida aos personagens. Alguns dubladores já faleceram, mas reunimos todo o time original que estava disponível”, declara.

Os episódios estão sendo exibidos cronologicamente. Sinalizações através de hashtags e pequenos selos indicam a numeração, os anos em que foram produzidos e os episódios chamados "icônicos". A originalidade da abertura, encerramento e dos créditos serão mantidos, assim como a preservação de esquetes raras.

“Contamos com a curadoria de um grupo de fãs espalhados pelo Brasil, que colaboram com a nossa estratégia para essa adequação do produto, que envolve a remasterização de imagens, sonoplastia e dublagem. A pedido deles, por exemplo, vamos exibir os mais de 500 programas em ordem cronológica. O público vai poder acompanhar a evolução dos personagens e suas histórias, do primeiro ao último episódio. Optamos por disponibilizar o áudio em espanhol, língua nativa dos atores, para o público brasileiro ter a oportunidade de conhecer os bordões originais. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para atender às expectativas dos milhares de fãs e para entregar da melhor maneira um conteúdo para quem ainda não o consome”, enfatiza a diretora do canal.

O legado de “Chaves” no Brasil

Por ironia do destino, o SBT anunciou a morte de Roberto Gómez Bolaños em um plantão especial do “SBT Brasil”, justamente quando a emissora exibia um episódio de “Chaves”, na noite dia 28 de novembro de 2014, uma sexta-feira. Rachel Sheherazade foi a porta-voz da triste notícia, anunciando que o interprete de Chaves, Chapolin e Chesperito havia morrido, aos 85 anos, em sua casa, em Cancun, no México, vitimado por problemas respiratórios, deixando milhares de fãs em todo mundo órfãos.

A história do “Chaves” no Brasil começou nos primórdios do SBT, quando no começo da década de 80, iniciava-se as transmissões da TVS. Para complementar a programação da recém-formada emissora, Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da mexicana Televisa, com boas produções a baixos custos. Porém, essa programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa variedade, estava o seriado “El Chavo del Ocho”, que de início não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Mas, sabendo do sucesso que o seriado fazia em toda a América Latina, Silvio Santos decidiu colocá-lo no ar.

“Chaves” estreou no Brasil em agosto de 1984, no programa “Bozo”. Cerca de três anos depois, o seriado ganhou horário próprio, sendo exibido às 12h30 logo após o “Chapolin Colorado”. Em 1988, “Chaves” estreou no horário nobre mostrando apenas episódios inéditos, ameaçando a audiência das outras emissoras. No final da década de 1990 começaram os problemas: o seriado mudava de horário constantemente, sem aviso prévio e, em várias ocasiões, fora retirado do ar. Mas “Chaves” resistiu, e continua no ar depois de mais de 30 anos no Brasil, e depois de mais de 40 anos em toda a América Latina, assim entrando para a história da televisão.

Só para constar, ainda hoje o seriado é uma das maiores audiências da emissora de Silvio Santos, mesmo tendo seus episódios reprisados exaustivamente. Os fãs do eterno e saudoso Roberto Gómez Bolaños agradecem.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
15 de Outubro, 2018
Nada de traição! - 29
15 de Outubro, 2018
Reeducação alimentar é o grande segredo! - 23
15 de Outubro, 2018
Novo disco de Jana Linhares está nas lojas - 20
15 de Outubro, 2018
O filme Não Vai Dar chegou nas locadoras - 21
15 de Outubro, 2018
Drink de Morango - 28


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites