iFolha - A gravidez e a saúde dental

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 25 de Junho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 25/06/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 23 de Abril, 2018 - 12:04
A gravidez e a saúde dental

As mulheres grávidas muitas vezes são “vítimas” de algumas crendices, as quais deixam as futuras mamães preocupadas.

Por exemplo, é comum ouvir dizer que a gravidez enfraquece os dentes. Isso não é verdade. Os especialistas neste assunto explicam que a gestação não é a responsável pelo surgimento de cáries ou de doenças nas gengivas, assim como é uma grande besteira dizer que a mãe perde cálcio e fósforo dos dentes para formar os ossos do bebê.

Mas é verdade que a gestante precisa tomar alguns cuidados. Normalmente, os dentes conhecidos por “dentes de leite” se formam a partir da sexta semana da gestação e os dentes permanentes a partir do quinto mês da vida intrauterina. Por esta razão, o uso de alguns tipos de medicamentos durante a gestação, infecções não tratadas e principalmente carências nutricionais podem acarretar problemas nos dentes do futuro bebê, e não nos dentes das mães. O aumento das cáries nas gestantes ocorre devido a alterações nos hábitos alimentares (uma dieta mais rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores) e, principalmente, pela maior formação da chamada placa bacteriana, placa dental ou biofilme oral sobre os dentes. De uma forma quase inconsciente a gestante não realiza a escovação da forma adequada, pois a escova dental induz ao enjoo e isto provoca o maior acúmulo da placa sobre os dentes. A acidez oral provocada pelo enjoo pode agravar o problema, pois o pH ácido favorece a desmineralização dos dentes e o surgimento das cáries. A saliva tem um efeito protetor sobre os dentes porque ela eleva o pH oral. Porém, ela precisa de um tempo de 30 minutos a uma hora para conseguir neutralizá-lo. Com os enjoos constantes, a acidez permanece sempre elevada e, somada ao maior acúmulo da placa sobre os dentes, é provocado o grande número de cáries. Por isso, a higienização oral é imprescindível para as gestantes, pelo menos três vezes ao dia, após as refeições.

Os antissépticos bucais são produtos químicos que devem sempre ser utilizados sobre a supervisão de um cirurgião-dentista ou do médico responsável. Durante o chamado período pré-natal, a gestante deve evitar a utilização dos antissépticos, a não ser em casos específicos. Muitos antissépticos possuem álcool em sua formulação e isto pode provocar o ressecamento da mucosa oral.

Outro mito é que gravidez causa problemas periodentais ou inflamação nas gengivas. A explicação é que o tecido de suporte dos dentes é composto pela gengiva, osso e ligamento periodontal. Porém, devido a alterações hormonais, ocorre uma maior vascularização gengival durante a gestação. A gengiva fica mais susceptível, no entanto o que causa a inflamação (gengivite ou periodontite) é a placa bacteriana, e não a gravidez, o que pode ser tratado pelo dentista, uma vez que a gestante pode realizar tratamento oral, sendo que o ideal é que o atendimento ocorra no segundo trimestre da gravidez.  E sempre sob a orientação do médico.

O ideal seria que todas as mulheres fizessem visitas periódicas ao dentista e assim manterem a sua saúde bucal. Assim, caso ocorra a gestação, os problemas bucais seriam mínimos, ou nenhum.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
25 de Junho, 2018
Dois membros de quadrilha são presos com grande quantidade de munições - 234
25 de Junho, 2018
Polícia recupera moto furtada e suspeitos fogem pulando o muro - 106
25 de Junho, 2018
Casal suspeito de praticar roubos em Olímpia é preso com drogas e arma - 232
25 de Junho, 2018
Aposentado perde R$ 1.700,00 em mais um golpe do “falso mecânico” - 80
25 de Junho, 2018
Olímpia FC contrata Vilson Tadei para dirigir a equipe na Copinha - 74


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites