iFolha - Cuidando do peso dos nossos animais de estimação

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 25 de Junho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 25/06/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 26 de Março, 2018 - 15:29
Cuidando do peso dos nossos animais de estimação

Os gatos e os cachorros há bastante tempo convivem com os humanos. Pode-se dizer que fazem parte da família e, como tal, merecem cuidados.

A obesidade, sedentarismo e problemas genéticos acometem também os nossos pets. Os motivos para que cães e gatos sofram com estas doenças são variados, mas a verdade é que o cuidado é de responsabilidade do tutor.

A obesidade traz consigo agravantes como o desenvolvimento de diabetes mellitus, riscos cardíacos, dificuldade respiratória, problemas locomotores, além de aumentarem as chances de riscos em procedimentos cirúrgicos.

Aqui vão algumas dicas importantes. Alimente seu pet pelo menos duas vezes ao dia, na quantidade recomendada pelo veterinário responsável; lembrando que quando utilizar petiscos deve-se diminuir a quantidade de alimentação fornecida ao longo do dia. Verifique se você está dando a quantidade correta de alimentação e tenha cuidado na escolha da ração – Pet Food, como tem sido chamado os alimentos para gatos e cães.

Não deixe que seu pet seja ou fique sedentário. Muitas vezes o pet acompanha o estilo de vida do seu tutor e mal saem de casa. Se você não tem tempo para passear com seu pet, uma alternativa é contratar alguém que faça esse passeio ao menos duas vezes ao dia. No caso dos gatos, estimule seu pet com brinquedos, arranhadores, caixas de papelão ligadas umas às outras como túnel e em degrau para que seu gato possa brincar pela casa. Assim, cães e gatos gastam energia evitando o acúmulo de peso e gordura. Existem alguns esportes tanto para os pets quanto para os tutores exercitarem juntos.

Alguns cães de raças têm predisposição a engordar, como por exemplo, Labrador, Golden Retriever, Beagle e Dachshund. Isso acontece porque há alterações nos hormônios que controlam a saciedade, como a leptina, produzida pelas células adiposas. Para estas raças, em especial, a alimentação correta deve começar desde cedo, deve ser feito um controle da quantidade fornecida diariamente para evitar que os filhotes produzam células adiposas e se tornem obesos na fase adulta. Quando adultos devemos alimentá-los com Pet Food Light, não esquecendo que Pet Food Light tem diminuição de sal, gordura e possui mais fibras, mas sempre sob a orientação do veterinário.

Outra questão é a castração. Nos casos dos machos, a retirada dos testículos interrompe a produção de hormônios andrógenos, que são incentivadores da atividade e movimento, porém se o tutor continuar a fazer exercícios e passeios os machos continuarão ativos. Já nos gatos, a incidência de obesidade chega a ser quatro vezes maior, devido a grade maioria dos tutores não estimularem seus gatos a praticarem exercícios.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
25 de Junho, 2018
Dois membros de quadrilha são presos com grande quantidade de munições - 234
25 de Junho, 2018
Polícia recupera moto furtada e suspeitos fogem pulando o muro - 106
25 de Junho, 2018
Casal suspeito de praticar roubos em Olímpia é preso com drogas e arma - 232
25 de Junho, 2018
Aposentado perde R$ 1.700,00 em mais um golpe do “falso mecânico” - 80
25 de Junho, 2018
Olímpia FC contrata Vilson Tadei para dirigir a equipe na Copinha - 74


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites