iFolha - As crianças precisam de calçados adequados

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 24 de Junho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 24/06/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 05 de Março, 2018 - 16:37
As crianças precisam de calçados adequados

Andar descalço é uma excelente medida para livrar-se do estresse, relaxar. Melhor ainda se puder pisar na terra e sentir a natureza. Mas, se esta atitude de um lado é saudável, o que fazer com a possibilidade de contaminação por bactérias e vermes que existem na terra ou na areia? Quando se trata de criança andar descalça, a situação é ainda mais preocupante.

O lugar onde a criança anda descalça é preciso ser limpo, uma vez que vários tipos de vermes entram pelos poros dos pés ou por algum ferimento exposto. A "larva migrans" é um dos exemplos mais comuns. Ocorre quando se pisa em terreno contaminado com fezes de animais. Nos ambientes rurais e sem saneamento, a atuação desses bichinhos não costuma se restringir apenas à lesão na pele. Os vermes acabam fazendo dela a porta de entrada para se chegar ao intestino e causar dores de barriga, diarreias e outras complicações.

Algumas larvas são capazes de provocar desde uma infecção banal até uma perda crônica de sangue pelas fezes.

Todos esses males têm uma ação mais violenta entre crianças desnutridas e contribuem demais para o agravamento de sua condição.

Por tudo isso é que as mamães costumam não se descuidar de seus pequenos e, praticamente desde que nascem, as crianças usam sapatinhos.

Em princípio, calçar uma criança parece coisa simples, mas os especialistas alertam que até nisso é preciso certos cuidados.

As alergias, micoses e até o pé-de-atleta podem surgir a partir do uso de sapatos inadequados.

Podem surgir manchas vermelhas ou brancas que descamam; provocando até rachaduras que coçam e se alastram, caso não sejam tratadas com remédios adequados geralmente indicados pelo dermatologista ou pediatra (e lembrem-se: nada de automedicação).

Tem ainda  outro agravante, geralmente os pequenos burlam a vigilância da mãe e não enxugam bem os pés, após o banho, e vão logo colocando os sapatos ou tênis. A umidade e o suor entre os dedos criam um ambiente propício para o aparecimento de vários tipos de fungos, que dão origem a doenças incômodas.

Também é muito comum a desidrose, pequenas bolhas que fazem a pele descamar. Ocorre principalmente entre pessoas que transpiram demais entre os dedos dos pés e mãos. Para controlar a situação, no caso dos pés, uma opção bem simples é usar meias (de algodão, preferencialmente). Poucas pessoas sabem o quanto uma peça tão elementar do vestiário pode ser útil para garantir a higiene do pé e prevenir contra o surgimento de algumas doenças. A dica vale para adultos e crianças.

As mamães devem verificar se as meias estão bem secas, limpas e sem resquícios de sabão. O ideal é que sejam ligeiramente folgadas na ponta dos pés. Lembre-se de que certos bebês apresentam alergias as meias de seda, de náilon ou de lã, ficando com bolinhas vermelhas na pele.

O contato direto da pele com o couro, a borracha ou o plástico do calçado facilita o aparecimento de eczemas de contato, espécie de irritação cutânea devido a uma reação alérgica. Neste caso, é fundamental a visita ao médico para que sejam feitos testes a fim de avaliar qual é o calçado mais adequado ao pequeno.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
24 de Junho, 2018
Assista aos vídeos do programa Cidade em Destaque com Bruna Silva Arantes Savegnago e José Antônio Arantes na Rádio Cidade pelo Facebook – junho de 2018 - 50
18 de Junho, 2018
Delegado pede revogação da preventiva de dois acusados - 435
18 de Junho, 2018
Ladrões armados roubam empresa no São Francisco - 362
18 de Junho, 2018
Mulher é encontrada com faca cravada no abdômen - 738
18 de Junho, 2018
Armador roubado por dois ladrões um com um 38 no J. Santa Ifigênia - 332


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites