iFolha - Saúde nega haver privilégios a turistas que procuram vacinação contra a febre amarela

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 23 de Julho de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 23/07/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 29 de Janeiro, 2018 - 10:47
Saúde nega haver privilégios a turistas que procuram vacinação contra a febre amarela

 

A Secretaria Municipal de Saúde negou que esteja havendo qualquer forma de privilégios para os turistas que têm procurado as unidades locais em busca de vacinação contra a febre amarela. Segundo consta, o balanço realizado nesta semana demonstra que o município imunizou 965 pessoas contra a doença, no período entre os dias 2 e 22 de janeiro. Destas, 666 foram turistas. Os números apontam que, em média, mais de 60 pessoas são vacinadas por dia útil.

A informação foi confirmada na quinta-feira desta semana, durante uma entrevista concedida pela diretora de de Vigilância em Saúde, Maria Carolina de Almeida Secchieri Miran­dola, junto com o chefe do setor de Vigilância Epide­miológica, Evandro Rober­to Victorello, ao jornalista José Antônio Arantes, que apresenta o programa Cidade em Destaque, pela rádio Cidade FM.

Além disso, como forma de ampliar a cobertura vacinal e proporcionar melhor atendimento à população, a Secretaria de Saúde recebeu, na segunda-feira, dia 22, do Grupo de Vigilância Epidemio­lógica (GVE), de Barre­tos, mais mil doses da vacina contra a doença, aumentando o estoque para 1500 doses.

Em meio as discussões veiculadas em redes sociais, dando conta de que a população local estaria sendo prejudicada, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que a dose é aplicada seguindo a ordem de chegada, não havendo privilégios a turistas.

Explicaram também que em razão da legislação da área, crianças e idosos tem prioridade na ordem de atendimento. O restante obedece a fila. No caso do olimpiense que não possui a caderneta de vacinação o atendimento pode demorar um pouco mais, pois os atendentes são obrigados a olhar nos arquivos para ver se foram vacinados, enquanto os turistas, sem a carteira de vacinação e em dúvida se tomaram ou não, são vacinados imediatamente, pois não tem como os funcionários pesquisarem se já tomaram ou não no passado.

O município, diferente de São Paulo e cidades localizadas ao entorno da capital, segue aplicando a dose padrão de 0,5 ml, com validade vitalícia, ao invés de 0,1 ml que tem validade de proteção de oito anos. Dessa forma, basta tomar a vacina uma vez para estar imune.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a todos que estão em atraso com a vacina ou possuem dúvidas quanto ao recebimento da dose procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação em mãos. Caso não tenha o documento, é preciso procurar a UBS que habitualmente recebia as vacinas para que se faça uma busca se já tomou ou não. Pois quem tomou a vacina, mesmo após muitos anos, não precisa tomar mais.

Até nesta quinta-feira, dia 25, os locais mais procurados para que aplicassem vacinas foram a unidade de saúde do Jardim Santa Ifigênia, na zona norte, e o Ambulatório de Referência (Postão). Mas todas as unidades também estão realizando a atualização da caderneta vaci­nal, conforme prevê o calendário de vacinação.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
23 de Julho, 2018
Assaltantes explodem caixas eletrônicos em duas agências bancárias de Guaraci - 112
22 de Julho, 2018
Ana Meli Kids, a loja da modinha infantil está cheia de novidades! - 72
22 de Julho, 2018
Imagens das câmeras de segurança mostram o passo-a-passo do crime - 684
22 de Julho, 2018
Delegado afirma que tem convicção de que o policial agiu em legítima defesa - 147
22 de Julho, 2018
PM instaura sindicância para apurar a conduta do soldado - 133


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites