iFolha - Abra espaço para o verde

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 20 de Fevereiro de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/02/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 18 de Dezembro, 2017 - 16:54
Abra espaço para o verde

Mundo pós-moderno, os jardins e hortas estão cada vez mais escassos. Todo o espaço disponível tem sido usado para construção de moradias; prédios e mais prédios são erguidos e divididos em apartamentos com mínimo de espaço, terrenos de 200 m² são divididos ao meio e comportam a edificação de duas casas, e assim por diante. E ainda falta espaço. Os quintais, não existem ou o pouco espaço que sobra é revestido com cimento ou outro tipo de piso.

No entanto, o verde é essencial à vida saudável. As plantas e os animais são companheiros da humanidade. O que fazer diante do sistema implantado para atender a demanda de moradia?

A solução é tentar mudar o espaço que nos cerca plantando o verde onde for possível. Uma dessas soluções são os chamados “jardins verticais”, já que os muros são insubstituíveis, vamos revesti-los de folhagens e flores. E pensando nisso, é quase que impossível que em sua casa não tenha um cantinho que possa ser transformado em um jardim ou mesmo abrigar uma pequena horta.

Os jardins verticais podem ser feitos em paredes externas, tais como muros e varandas, como também em ambientes internos. O segredo é saber escolher a planta que se adapta bem a cada ambiente. E não é somente nas casas ou apartamentos, mas também em estabelecimentos comerciais e escritórios. Nestes locais, onde circulam muitas pessoas, as plantas humanizam o ambiente, tornando-o aconchegante; melhoram o relacionamento entre as pessoas e afetam positivamente a produtividade.

Existem espécies de plantas de sol e espécies de sombra. É difícil saber quais seriam elas?  Você pode recorrer à ajuda do atendente da floricultura. Geralmente conhecem tudo sobre este assunto.

Cuidar de um jardim vertical é relativamente fácil, no entanto na hora de escolher a parede é preciso levar em conta a impermeabilidade porque haverá certa umidade no local. Vale a pena passar impermeabilizante na parede antes de montar o jardim.

Para o jardim propriamente dito, uma alternativa são as mantas de fibra de coco que já vem com os vasos (também de fibra de coco), mas alternativa bem charmosa e mais barata são os vasos de argila que possuem um dos lados retos, exatamente para serem apoiados na parede.

Aqui vão algumas dicas de espécies que se adaptam onde bate sol, são elas, avencas, samambaias, chifre-de-veado, renda-portuguesa e colmeia. Para ambientes de sombra, uma boa ideia são minibromélias, véu-de-noiva, brinco-de-princesa e repsális. E tem ainda a costela de adão e as orquídeas. E falando em orquídeas, a mais popular neste caso é da espécie Philopolis.

O jardim vertical principalmente se montado em ambiente externo também atrai pássaros e borboletas que polinizam as flores. Vale usar a criatividade e experimentar o plantio de várias espécies, inclusive de temperos. Traga a natureza mais perto de você.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
19 de Fevereiro, 2018
Homenagem - 24
19 de Fevereiro, 2018
Envelhecer é inevitável, mas você pode ter muito prazer nesse processo natural - 12
19 de Fevereiro, 2018
Envelhecer é inevitável, mas você pode ter muito prazer nesse processo natural - 21
19 de Fevereiro, 2018
O CD Eles & Elas - Duetos chegou nas lojas - 18
19 de Fevereiro, 2018
O filme It: A Coisa chegou nas locadoras - 19


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites