iFolha - Presidente do Comtur quer discutir projeto amplo para solidificar turismo em Olímpia

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 17 de Agosto de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15/08/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Canal da Nicole
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 17 de Dezembro, 2017 - 12:25
Presidente do Comtur quer discutir projeto amplo para solidificar turismo em Olímpia

Durante a realização da última reunião do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que aconteceu na manhã de quarta-feira, 13, o seu presidente, o arquiteto Jorge Noronha (foto), fez entregar ao prefeito Fernando Augus­to Cunha e ao seu secretário de Turismo, Selim Jamil Murad, um plano de atividades a serem desenvolvidas pelo conselho, visando promover discussões entre população, turistas e pessoas ligadas à área visando a elaboração de um projeto amplo visando solidificar o turismo em Olímpia.

Noronha, que também é o atual vice-presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, embora não tenha comparecido à reunião por motivos particulares, enviou seus representantes que fizeram a entrega do Plano para o secretário do Turismo e para o prefeito.

O objetivo principal do que foi proposto por No­ronha é discutir com os interessados e aglutinar sugestões para compor um Plano de Metas para Olím­pia, a médio e longo prazos, para incentivar, melhorar e solidificar o turismo em Olímpia.

Noronha explica no seu plano que é preciso sempre ter em mente a necessidade de se estabelecer sempre uma balança entre atrações, sistema hoteleiro e equipamentos para atender o visitante.

Dentro deste prisma e com o foco voltado para a criação do “Destino Olím­pia”, os parques aquáticos têm que continuar implantando novas atrações para atrair cada vez mais turistas e o município, além de coordenar a evolução dos equipamentos públicos necessários (água, energia, internet, telefonia, tratamento de esgoto) para a boa estada dos visitantes entre nós, tem que se preocupar também com a implantação de outros atrativos que despertem o interesse nos visitantes de permanecerem na cidade por vários dias.

Aí entra a necessidade de se criar outros dispositivos que promovam atividades corre­latas como pas­seios por outros atrativos como o Museu, Igreja Matriz, fazendas de gado, natureza, rios da região e pesca - pesque e pague e rio Grande, além do setor de entretenimento de mo­do geral, que trabalharia mais a atividade pós-parques.

PROPOSTA

INICIAL

Buscar formas de proporcionar aos visitantes um leque de opções de atividades para os turistas realizarem após o período de estada nos parques aquáticos, com o objetivo principal de criar o destino Olímpia, criando opções para que as pessoas tenham o que fazer e sejam estimuladas a ficarem mais que um dia hospedadas na cidade.

Em linhas gerais, o plano sugere que seria necessário fixar um local para a realização de promoções e eventos, de fácil acesso tanto aos turistas como para os moradores da cidade, para concentrar estas atividades. O Recinto do Folclore já se mostrou in­viável, já que fica longe das atrações e é de difícil acesso tanto para a população quanto para os visitantes.

O turista, geralmente, quando visita uma cidade, se dirige para a sua área central (Praças – Igreja Matriz) ou permanece próximo dos locais onde estão concentradas as atra­ções e parque hoteleiro (Aurora Forti Neves). Além disso, necessário definir setores de atuação e quais seriam os prioritá­rios e os de longo prazo.

SUGESTÕES GERAIS

Ainda de acordo com Noronha também e preciso fazer pesquisas diretamente com interessados e pessoas de área para saber suas principais necessidades e elaborar um projeto para os setores de empreendimento, Parques e Comércio que preveja a realização de cursos e palestras para empreendedores, mostrando as várias possibilidades de investimento numa cidade turística. Também a formação de mão de obra específica, mas enfa­tizando principalmente formas de atender bem o visitante. Aliás, este é um ponto que sempre surge em forma de reclamações por parte de nossos turistas nos sites correlatos.

Neste ponto, também promover a discussão e palestras com a própria sociedade, salientando a importância de o turista ser tratado de forma receptiva por toda a população e que o turismo é importante para a região e de suma necessidade para o seu desenvolvimento.

A discussão buscará também saber o que fazer para incentivar e melhorar o setor na cidade em relação ao entretenimento. Neste aspecto é preciso discutir com empreendedores e pessoal ligado à cultura e a realização de eventos, quais implantar, que poderiam ser pelo menos seis por ano (de dois em dois meses), como Festivais de Música; Grandes debates sobre temas de interesse nacional; Enfim, grandes eventos que levem o nome de Olímpia para todo o Brasil e que sirva de chamariz para o turismo, atraindo pessoas de áreas diferentes.

Mas além de um calendário de eventos de grande médio porte, Jorge sugere a promoção de eventos semanais, visando promover o entretenimento para o turista durante sua estada em Olímpia. E aqui também é preciso discutir com empreendedores e pessoal ligado à cultura e a realização de eventos, shows, eventos de época e atrações de menor porte que poderiam acontecer de quinta ou quarta a domingo, em local específico (praças, ou palco permanente montado próximo ao Vale do Turismo).

O objetivo é ter atrações semanais que provoque no visitante a impressão de que Olímpia oferece ao turista o que fazer após as visitas aos parques aquáticos.

 



Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
15 de Agosto, 2018
Xande é preso por tráfico e denunciado como o autor do roubo de R$ 150 mil da AFPMO - 307
15 de Agosto, 2018
Menor é espancado por seguranças e servente sofre traumatismo craniano - 337
15 de Agosto, 2018
HB20 foi incendiado e moto e bolsa furtados em noite movimentada no Recinto do Fefol - 169
15 de Agosto, 2018
Diretor de escola de samba é preso por tráfico durante o Fefol - 333
13 de Agosto, 2018
Hugo Moura está faturando em presença vip - 96


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites