iFolha - Cuide dos olhos

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 25 de Maio de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 23/05/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Coluna da Bruna
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 23 de Outubro, 2017 - 17:03
Cuide dos olhos

Você sabia que deveríamos ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano? Os nossos olhos precisam de cuidados preventivos.

Os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 36 milhões de cegos poderiam estar enxergando se tivessem sido tratados a tempo. São crianças e adultos que perderam a visão em razão de cataratas que poderiam ter sido operadas, de diabetes que poderiam ter sido controladas, ou de deficiências de vitaminas e outras doenças de fácil tratamento.

O problema tem a ver diretamente com a situação social e econômica: 90% dos cegos vivem em lugares sem serviços básicos de prevenção e tratamento. Também falta informação. Muita gente não tem conhecimento de que pode haver solução para o seu caso e várias pessoas ficam cegas porque não sabem cuidar dos olhos.
Outro fator importante é que, geralmente, as pessoas cegas são idosas e dependem de parentes que muitas vezes não podem ou não querem cuidar delas. Além disso, existe o agravante de que muitos hospitais que oferecem o tratamento ficam longe das comunidades onde vivem as pessoas com problema nos olhos.
As doenças mais comuns são o astigmatismo que provoca visão turva e nublada causada por defeito na córnea, compensada com óculos de grau ou lentes de contato, ou corrigida com cirurgia. A catarata dificulta a passagem da luz através do olho porque o cristalino fica opaco, o problema é corrigido através de cirurgia.  

O estrabismo, ou seja, o desalinhamento dos olhos pode ter várias causas; geralmente é tratado com tampão no olho sadio para forçar o olho desalinhado a focalizar corretamente e em alguns casos é preciso cirurgia. O glaucoma é uma das mais graves porque pode ocasionar a perda definitiva da visão. A doença pode ser evitada controlando a pressão do olho com colírios especiais ou comprimidos; em casos graves são usados os recursos da cirurgia a laser a fim de abrir canais de drenagem e diminuir a pressão ocular. E tem ainda a miopia, hipertrofia, prebiopia, também conhecida como “vista cansada” etc.

O importante mesmo é não descuidar da prevenção. Sempre que sentir algo anormal nos olhos, procure o oftalmologista. As crianças em idade escolar devem ser levadas ao médico para um check-up preventivo e, ao longo da vida, as pessoas não deveriam se descuidar da visão.

Além disso, é preciso ter atitudes preventivas no dia a dia. Se você trabalha em com computador, faça intervalo de descanso e fique pelo menos a 50 cm do monitor.

Na hora de escolher os óculos de proteção contra o sol, tome cuidados com as falsificações e compre produtos de qualidade comprovada.

A automedicação nestes casos também prejudicial. Somente use colírio se este tiver sido prescrito pelo oftalmologista.

Mulheres, atenção com a qualidade da maquiagem, principalmente rímel, sombra e delineadores.

Importantíssimo, se você tem dificuldade para ler, vá ao médico e jamais compre aqueles óculos de grau que existem no comércio.

Use óculos de proteção quando manusear pregos, parafusos, lixadeiras, solda elétrica, serras, pintura, produtos químicos ou produtos de limpeza em geral.

As crianças devem ser orientadas a não debocharem do coleguinha na escola porque ele, ou ela, usa óculos. Apelidos como “quatro olhos”, “cegueta”, “zaroio”, “fundo de garrafa”, “zoião” não podem ser permitidos. Aliás, esta atitude atualmente caracteriza “bulling”, tão prejudicial na formação da personalidade de quem é o alvo disso.


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
23 de Maio, 2018
Ajudante para o carro e leva facada no pescoço - 391
21 de Maio, 2018
Orquestra do Sesi regida pelo maestro João Carlos Martins lota igreja da Matriz às 11 horas do domingo - 179
21 de Maio, 2018
Luciano Zangirolami venceu a 16.ª etapa da Fórmula Inter domingo em Interlagos - 45
21 de Maio, 2018
No palco - 95
21 de Maio, 2018
A bolsa nossa de cada dia - 63


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites