iFolha - Arthur dos Santos da Silva quer viver!

Ifolha - Folha da Região


Olimpia, 19 de Abril de 2018
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/04/2018
REGISTRE-SE
SUGIRA O SITE PARA UM AMIGO

 


Notícias
Arte e Cultura
Cidades
Comportamento
Economia/Turismo
Educação
Esportes
Falecimentos
Geral
Justiça
Polícia
Política
Saúde
Entretenimento
Bastidores/TV
Beleza
CD/Dicas
Cinema
Classificados
  - Casas
  - Carros
  - Motos
  - Diversos
Culinária
  - Doces
  - Salgados
Datas
Dicas
Empresas
Horóscopo
Humor
Livros
Notícias/TV
Novelas
Perfil/TV
Social
Viagem
Viver Bem
Opinião
Artigos
Coluna do Arantes
Coluna do Ivo
Editorial
Zanoliando
Rádio / TV
Olímpia FC - TV
Radio iFolha
TViFOLHA

Ifolha

Olimpia, 16 de Julho, 2017 - 20:36
Arthur dos Santos da Silva quer viver!

Rapidinhas

* Os tucanos, já chamados, em Brasília, de muralistas (nada a ver com os grandes artistas que pintavam murais), como o grande Diego Rivera, por exemplo.


* Fazem reuniões para marcar as próximas reuniões. Na mais recente, não saíram de cima do muro e, por isso, nada decidiram a respeito da permanência ou do desembarque do barco furado do governo do sr. Michel Temer.

* Detalhe: O cardápio do encontro do tucanato foi pizza, Aliás, um cardápio pra lá de sugestivo...

* FHC vai viajar. Fica três meses no exterior.

* Seu Rodrigo Maia não sossega. Não vê a hora de ocupar o trono do sr. Temer. Olha a mosca azul, olha a mosca azul!!!


Outras Notas

* Sobre cobiçar a cadeira de Temer, Rodrigo Maia foi curto e grosso: Nunca. A gente acredita, seu Maia...

* O sr. Michel Temer teve a coragem de dizer, fora do país, que “crise econômica no Brasil não existe. Seu Temer, e os quase 15 milhões de desempregados? Faça-me o favor, sr. presidente.

* Futurólogo! Quem diz é o sr. Cássio Cunha Lima: Dentro de 15 dias, o país terá um novo presidente. Aguardemos. Lima é senador do PSDD-PB.

* Fogo nada amigo! Seu Michel Temer anda constran­gidíssimo. A movimentação sutil, discreta, mas efetiva do sr. Rodrigo Maia (o homem quer, sim, suceder, ao presidente Temer no Planalto) anda preocupando o presidente...

* Temer, porém, trabalha nos bastidores – a um pequeno e seleto grupo de assessores mete o pé na jaca: lembra a todo momento que Maia responde a inquéritos (dois) no STF.

* Inimigos, politicamente, figadais Temer e o procurador geral da República, Rodrigo Janot, andam sempre “farpando” um ao outros.

* Segundo o presidente, Janot o persegue. Um dos motivos: a PGR, conforme opinião de assessores palacianos, dizem, pra quem ouvir queira, a Procuradoria Geral da República (leia-se Rodrigo Janot) está, desde fevereiro, cozinhando o relatório da Polícia Federal (PF) sobre o pretendende ao trono, o sr. Rodrigo Maia.

* À boca pequena (peque­níssima, quase fechada), Maia tem uma frase lapidar: [Temer] “já caiu”. Rodrigo Maia se prepara com incontido entusiasmo para as eleições indiretas. O pro­jeto é a menina de seus olhos.

Certas Notas

Caravana Hollyday! Pé na estrada. É a partir de agosto. A caravana viajará por todo o Nordeste. Capitaneando os companheiros, o sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Serão comícios, reuniões, encontros, palestras: uma agenda lotadíssima. Nos anos 1990, seu Lula andou pelo país. Era a Caravana da Cidadania. O homem não sossega!

* Acabou? Quando o sr. Torquato Jardim (fim de maio) tomou posse, especulou-se sobre a possibilidade de o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, ser afastado do cargo. Jardim disse, na ocasião, que Daiello estava sob “avaliação”. O que será que o sr. ministro quis, exatamente, dizer com isso?

* O grupo de trabalho (força-tarefa), Operação Lava Jato, está sendo “desmanchado”, desarticulado – a Polícia Federal resolveu pôr fim ao grupo de trabalho em Curitiba. Ainda não se sabe exatamente bem por quê. Há controvérsias a respeito do assunto.

* Na verdade, o contingente que atuava na Operação (o núcles-duro da força-tarefa) está sendo desmantelado: dos nove delegados (“no auge da operação”), sobraram quatro, houve, também, redução no número de agentes, escrivães e peritos.

* E tem mais: Érica Marena, Eduardo Maut e Márcio Anselmo (“principais investigadores da PF em Curitiba”) deixaram a Lava Jato.

A saída dos três investigadores, segundo delegados, procuradores e outros responsáveis pela Lava Jato apontam uma “queda acentuada na velocidade e na qualidade do trabalho da PF após a saída de Marina, Maut e Anselmo.

* Escassez de recursos e de pessoal podem impedir que novas operações sejam deflagradas, dizem procuradores da República.

* Constantes atritos entre os três investigadores e a direção Geral da PF fizeram com que os delegados deixassem o GT (jargão policial para se referir a uma força tarefa).

* Depois da fase 24 da Lava Jato, operação cujo foco foi o ex-presidente Lula, a coisa teria se desgastado de vez, segundo fontes do GT.

* A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) não gastou nadinha do desmanche do GT em Curitiba.

* Dizem os procuradores (atuam na Lava Jato e são responsáveis por pedir diligências à PF nas investigações”), em nota, que “o efetivo da PF na Lava Jato foi reduzido drasticamente no governo atual e não é adequado à demanda. Por isso o MPF (Ministério Público Federal) espera que a decisão possa ser revista”. É o fim do fim, senhores e senhoras!

Finalmentes

* A revista diz que “sem a menor consciência de medo e perigo Arthur foi alcançado pelo absurdo da realidade”.

* De uma realidade violenta promovida, em parte, pela ineficiência do Estado, pelo descaso com a cidade que (des) governam, pela corrupção desenfreada e pela total falta de segurança por quem deveria zelar pela tranqüilidade das pessoas (o Estado e o município). O Rio de Janeiro vive uma das piores crises de sua história. É o caos instalado em uma das cidades mais belas do mundo. Não há absurdo maior que a incompetência e a inoperância das autoridades, o que resulta em casos como os de Eduarda (assassinada em uma quadra de educação física, dentro do espaço escolar, o mais recente, o de Vanessa, menina de 11 anos, que recebeu um tiro na cabeça (bala perdida ou bala certeira?) na porta de sua casa.

O caso de Arthur é o mais chocante (se é que podemos hierarquizar a crueldade dos casos): foi atingido no útero da mãe (bala perdida?), teve ferimentos no tórax, em duas vertebras no ombro e na orelha. Sofreu, ainda uma lesão no pulmão esquerdo.

Ao constatar pela radiografia que o pulmão direito também estava lesado, os médicos precisaram de mais um dreno: não havia outro dreno disponível. Os médicos usaram um material similar.

Arthur está paraplégico – os médicos afirmam que ainda é cedo para saber-se com certeza se essa paraplegia é permanente.

O quarto, o carrinho de bebê, as roupinhas e os brinquedos esperam ansiosos pela volta de Arthur. Nós também.

Cumpadres

Bom-dia, meus amigos. Lamentável sob todos os pontos de vista, a “onda” de violência que vem crescendo e assustando a sociedade olimpiense. Algo precisa ser feito pelas autoridades competentes (prefeitos, delegados, policiais, educadores...).

Cortina

Que coisa, não? Loures, Anselmo (Adriana) e, agora, Geddel. Todos em casa: livres, leves, soltos. Pano rapidinho.

Na Ponta da Língua

1. A loja x mudou de endereço, mas a qualidade dos sapatos continuam os mesmos. Houve aí uma contaminação sintática (concordância).

Melhor (bem melhor!) assim: ... a qualidade dos sapatos continua a mesma. A concordância se faz com a palavra qualidade (núcleo do sujeito a qualidade dos produtos.

2.”Jornais do mundo todo repercutiram a condenação de Lula”. Na verdade, não foram os jornais que repercutiram, o que repercutiu (nos jornais) foi a notícia (a condenação de Lula).

3.Concordância Verbal

a) Nem um nem  outro completou corretamente os espaços em branco.

Nem um nem outro: verbo no singular.

b) Uma equipe de vários médicos tenta salvar Arthur.

c) O enorme cardume de peixes (sic) ficou preso na rede.

d) A totalidade dos dias santos caiu na sexta-feira.

e) O grupo de adolescentes infratores será punido.

Obs.: Coletivo geral (e não partitivo) verbo no singular.

Cultura

* 21,22,23,24 e 25 de agosto tem mostra fotográfica (As Flores do Jardim de Minha Casa) na Casa de Cultura prefeito Álvaro Cassiano Ayusso. Fotos do Studio Pingo de Gente e Curadoria do professor Ivo de Souza. Apoio Cultural da Secretaria de Cultura da Estância Turística do Município de Olímpia. A abertura da mostra (exposição) é no dia 21/8/2017, às 20h, uma segunda-feira. Estamos preparando os convites e as fotos (belíssimas). D. Tina Riscali, um abraço. Obrigado por tudo. Char­les, um abraço. Obrigado pela sua gentileza.

Da terra

O Studio Joaquim Emílio – Cabeleireiro Masculino – anda bombando. Sucesso total!

Cortes mais comportados, chamados de tradicionais, cortes radicais pra galera ante­nada com as últimas tendências atuais e até cortes para bebês.

O Studio J. E. fica na Galeria Cote Gil, sala 6. Serviço de primeira. Barbas, antes de serem escanhoadas, recebem massagem com toalha quente para ficarem macias e serem raspadas (ou apenas aparadas). Vai lá! Barbas e cabelos desenhados. Mais atual? Impossível! O preço é uma barbada!

Urgente

Liu Xiaobo, Nobel da Paz chinês, faleceu, na quinta-feira (13 de julho de 2017). Foi crítico literário, escritor, professor, intelectual e ativista pelos direitos humanos e por reformas na República Popular da China. Foi ainda comentarista político.

Recebeu o Nobel da Paz pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China. Preso, não pôde receber o prêmio. Foi o terceiro Nobel da Paz a receber o prêmio na prisão. Antes dele, o alemão Carl von Ossietzky (1935) e a birmanesa Aung San Sue Kyi (1991).

Liu foi o segundo premiado que não teve o direito de um representante receber o prêmio em seu nome. Foi detido porque assinou a Carta 08 – manifesto assinado por 303 intelectuais e ativistas dos direitos humanos de múltiplas profissões. A Carta pedia a reforma política e a democratização na República Popular da China, o multi­parti­darismo, um sistema judicial independente e liberdade de religião, associação e imprensa. Que viva para sempre!

Ivo de Souza é professor universitário, poeta, co­lu­nis­ta, pintor e membro da Real Academia de Letras de Porto Alegre.

 


Comentários - 0
Seja o primeiro a comentar
 
Ultimas Noticias
18 de Abril, 2018
Professor é vítima de falsa notícia na internet e corre risco de ser agredido - 1450
18 de Abril, 2018
Ladrões tomam bolsa de trabalhadora na marra quando esta se dirigia ao trabalho - 353
18 de Abril, 2018
Filho de Euripinho leva facada no abdômen de funcionário - 936
18 de Abril, 2018
Matador do taxista fez acordo pra se entregar em Rio Preto com medo de ser linchado na região - 191
17 de Abril, 2018
Polícia prende em Rio Preto acusado de matar mototaxista na Vila Hípica - 395


Compartilhe: Facebook Orkut Twitter
       






























Site oficial do jornal Folha da Região de Olímpia | Fone: (17) 3281 6432
Desenvolvido por Infinity Web Sites